quarta-feira, 28 de março de 2012

Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2012

Por John Malkovich

O ITI – International Theatre Institute UNESCO, honrou-me ao convidar-me para redigir a mensagem comemorativa do 50º aniversário do Dia Mundial do Teatro. Vou dirigir estas breves palavras aos meus companheiros do teatro, colegas e amigos.

Que o vosso trabalho seja convincente e genuíno. Que seja profundo, tocante, comunicativo e incomparável. Que nos ajude a refletir sobre a questão do que significa ser humano e que essa reflexão seja conduzida pelo coração, pela sinceridade e pela bondade. Que superem a adversidade, a censura e a escassez algo que, na verdade, muitos de vocês são forçados a confrontar. Que sejam abençoados com talento e rigor necessários para ensinarem, em toda a sua complexidade, as causas pelas quais deve bater o coração Humano, tendo em conta a humildade e a curiosidade para fazer dessa tarefa a obra da vossa vida. E que seja o vosso melhorporque o melhor que derem, mesmo assim, acontecerá nos momentos únicos e efémeros – Em consonância com a pergunta mais elementar de todas:

“Porque vivemos?”

Boa sorte

Tradução -
Rafael Amaral Vergamota
Presidente
[Federação Portuguesa de Teatro]


DIVULGAÇÃO DE MENSAGEM

O Dia Mundial do Teatro é comemorado, anualmente, a 27 de Março e uma das mais importantes manifestações, nesse dia, é a divulgação da sua mensagem, escrita por uma personalidade de dimensão internacional, convidada pelo ITI - Internacional Theatre Institute, com sede na suíça, partilha as suas reflexões sobre o teatro e os temas da actualidade entre os povos.

A primeira mensagem foi escrita por Jean Cocteau [França], em 1962, tendo o Dia Mundial do Teatro sido criado em 1961, em Viena – Áustria, durante o 9º. Congresso do Instituto Internacional de Teatro, organização não governamental, fundada em Praga em 1948, pela UNESCO e pela Comunidade Internacional do Teatro, quando da inauguração do Teatro das Nações, em Paris, coincidente com o aniversário de Atenas - Grécia [considerada por muitos, o berço do teatro ocidental], que também é comemorado nesta data.

Esta mensagem é traduzida em mais de vinte línguas e divulgada perante milhares de espectadores, nos teatros do mundo inteiro, antes do espectáculo da noite do dia 27 de Março.

A mensagem deste ano foi escrita pelo actor Sir John Malkovich e a tradução da mesma, que se anexa, é da responsabilidade da Federação Portuguesa de Teatro.
 

quarta-feira, 21 de março de 2012

Mensagem do Dia Nacional do Teatro de Amadores 2012


O Teatro vive um momento delicado, especialmente o que é feito nas Associações espalhadas pelo nosso País. A conjuntura económica que se vive determina, em muitos casos, senão em todos, a diminuição drástica dos apoios prestados pelos parceiros institucionais locais, tanto a nível financeiro, como a outros níveis, quiçá até mais importantes que o financeiro.

Esta é a altura ideal para que as Associações se unam e partilhem sinergias apoiando-se entre si, promovendo com mais eficácia a formação dos seus elementos, a produção de trabalhos e a dinamização da oferta cultural que podem proporcionar às populações.

A Federação Portuguesa de Teatro apela a todos os Grupos de Teatro de Amadores que adiram à sua causa para podermos ser cada vez mais e ter a força necessária para, junto dos poderes centrais, reivindicar o estatuto que é o nosso: o de agentes culturais descentralizados e descentralizadores e divulgadores de cultura.
Neste sentido, consideramos importante a petição para a institucionalização do dia 21 de Março como o Dia Nacional do Teatro de Amadores, pelo que está a decorrer uma campanha de angariação de assinaturas para este fim a qual, esperamos que venha a dar os seus frutos até ao final do corrente ano.

Uma FPTA forte pode incrementar e sustentar cada vez mais acções de formação dinamizando e qualificando os produtos dos seus associados e garantindo que todas as populações possam ter acesso facilitado a esta forma de cultura.

Não é, nem nunca será, de menos o enfoque que podemos dar à cultura como motor de desenvolvimento de um povo. Muito menos num contexto adverso que, por vezes, potencia o conformismo e a passividade.
Só nós, Amadores, temos a força e a capacidade para mudar e contrariar esta situação!

A Federação Portuguesa de Teatro

Domingo

Domingo, 10 horas, jornada de trabalho no ATA. Vamos transferir da COOP os materiais que precisamos e vamos dar uma organização ao nosso espaço.Contamos com a vossa presença.

domingo, 11 de março de 2012

Assembleia Geral dia 16 de Março, 21 horas

Meus caros;
Venho por este meio alertar para que só podem votar nas Assembleias Gerais que foram convocadas para o dia 16 de Março, na nossa sede, quem tenha pago a cota referente a 2011.
É importante recomeçarmos a ter alguma organização.
Relembro que a Assembleia Geral Ordinária servirá para aprovaçãode contas do exercicio de 2011, e informação geral da vida da nossa associação.
Na Assembleia Geral Extraordinária vamos proceder à alteração dos Estatutos da nossa associação.
Para vossa informação vamos proceder às seguintes alterações:

Proposta de alteração do artº.1º
Pelospresentes estatutos é criado uma associação, sem fins lucrativos, denominadaATA – (Acção Teatral Artimanha) com sede em Pinhal Novo.
Aditamentoao artº.6º
3- Só ossócios Efectivos que tenham condições para se inscrever no INATEL e que sejammoradores no concelho de Palmela, gozam dos direitos e regalias dos CCD's, nostermos do artigo 5º do Regulamento dos Centros de Cultura e Desporto;

Vamos aproveitar, já que não tem aumento de custos, para alterarmos outros artgos dos estatutos, tais como:
Criar a figura do sócio executante.
Possibilitar aos menores serem sócios
Definir as obrigatoriedades de convocação da Assembleia Geral.
Esperamos as vossas propostas e a vossa presença na Assembleia Geral.


--

Prémio de Melhor Cenografia no Festival Nacional de Teatro 2008 (Póvoa de Lanhoso)
Prémio de Melhor Cenografia do Festival CALE-SE 2008 (Gaia)
Prémio de Melhor Guarda-Roupa de Festival CALE-SE 2008 (Gaia)
Grupo Convidado para a Mostra Internacional do Festival Nordestino de Teatro 2006 (Guaramiranga-Fotaleza-Ceará-Brasil)

http://teatroartimanha.blogspot.com
http://www.youtube.com/user/TeatroArtimanha
Agradecemos os vossos comentários