sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

V Festival Nacional de Teatro de Amadores

Somos nós este ano a encerrar o V Festival Nacional de Teatro de Amadores. "As Guitarras de Alcacer Quibir", prémio de melhor cenografia de 2008. Amadores de teatro reúnem-se a Norte

Dois grupos de teatro já mostraram o que valem. Até dia 28 de Fevereiro, sempre à sexta-feira e ao sábado, há mais oitos peças a competir no Festival Nacional de Teatro de Amadores, que está a decorrer na Póvoa de Lanhoso.

O encontro nacional de amadores de teatro na Póvoa de Lanhoso vai na quinta edição. De 30 de Janeiro a 28 de Fevereiro, dez grupos de teatro sobem ao palco do Theatro Club. O festival é uma iniciativa conjunta da autarquia e da Associação Nacional de Teatro de Amadores (ANTA).

O grupo de Teatro Infantil de Braga – Tin.Bra – encarregou-se de inaugurar o festival com a peça O Velho Mágico. No dia seguinte foi a vez do Grupo de Teatro Palha de Abrantes levar à cena A Caixa de Hélder Prista Monteiro. Um espectáculo que relata o quotidiano de um cego que sobrevive e sustenta a filha e o genro, das esmolas que lhe dão.

Tchékhov e Gil Vicente

O Cénico de S. Joaninho, proveniente de Santa Comba Dão, pisa o palco no dia 6. O público pode contar com uma trilogia do dramaturgo russo Tchékhov. O espectáculo resulta no conjunto dos três clássicos Os Malefícios do Tabaco, Um Pedido de Casamento e O Urso.

Gil Vicente é recordado a 7 de Fevereiro pelo Grupo de Teatro Contacto Água Corrente, que viaja de Ovar até ao Minho. O Auto da Alma foi a obra que o grupo elegeu para recriar e apresentar no festival.

Emílio Boechat e Felizmente Há Luar

O Cale Estúdio Teatro apresenta-se a 13 de Fevereiro com a peça O vizinho toca sempre duas vezes. Trata-se de uma comédia de Emílio Boechat, que retrata um triângulo amoroso entre um homem e as suas duas vizinhas que dividem o mesmo apartamento.

No dia dos namorados, a 14, o Grupo de Teatro Meia Vila diz-nos que Felizmente Há Luar. O clássico de Sttau Monteiro conta com a encenação de Elsa Vieira e é a peça que o grupo de Torres Novas escolheu para competir com os restantes grupos.

García Lorca e Fotos do Fogo

Nos dias 20 e 21, os espectáculos Yerma e Fotos de Fogo aquecem o festival. O Teatro Ensaio Raul Brandão estreou Yerma de García Lorca em Maio do ano passado em Vila Flor. A história desenrola-se à volta de uma senhora que é a única que não tem filhos, numa povoação onde todos se conhecem e se debruçam sobre a vida alheia.

As Fotos do Fogo são apresentadas pelo Grupo de Teatro Passagem de Nível, que partilham com o público, lembranças, memórias, recordações e histórias das suas vidas.

O Solário e As Guitarras de Álcácer Quibir

Dia 27, o Grupo de Teatro Pouca Terra desloca-se do Entroncamento para levar o sol até à Póvoa de Lanhoso com a peça O Solário de Fernando Augusto. O encerramento fica a cargo do Grupo de Teatro Artimanha, proveniente do Pinhal Novo, que escolheram As Guitarras de Alcácer Quibir para dar fim a um conjunto de espectáculos criteriosamente seleccionados.

De acordo com a informação do sítio oficial da Câmara Municipal, esta edição é apadrinhada pelo actor Ruy de Carvalho, que estará presente na cerimónia de encerramento destinada à entrega de prémios. Para além dos espectáculos, este ano há ainda uma exposição na galeria do Theatro dedicada aos objectos e memórias das edições anteriores.












III Forum, Lagos dias 30,31 de Janeiro e 1 de Fevereiro


III FÓRUM PERMANENTE DE TEATRO DE AMADORES - FALTA UMA SEMANA... A uma semana do início de mais um Fórum Permanente, já confirmaram a presença os seguintes associados:- Contacto Companhia de Teatro Água Corrente(Ovar)- Cegada Grupo de Teatro (Cegada)- Renascer (Esmoriz)- Teatro Passagem de Nível (Amadora)- Companhia de Teatro Poucaterra (Entroncamento)- Contigo Teatro (Funchal)- Teatro Experimental de Mortágua- Kaspiadas (Pontével)- Teatro Nova Morada (Paço d'Arcos)- Teatro Experimental de Lagos- Teatro Experimental de Pias- Teatro Olimpo (Ansião)- Teatro em Movimento (Moncorvo)- Associação Cultural Scenicvs (Mem Martins)- Teatro Meia Via (Torres Novas)- Ateneu de Coimbra- Juventude de Sanguedo- Teatro Artimanha (Pinhal Novo)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O "Rei Pasmado" volta a Pinhal Novo


Após a digressão por terras do Alentejo (Évora, Montemor e Vendas Novas) a peça "O Rei Pasmado" volta a exibir-se em Pinhal Novo. É já neste próximo sábado, dia 17, às 21h30m.

Corpos Gerentes 2009/2010

Ontem, dia 14 de Janeiro, tomaram posse os novos Corpos Gerentes da Acção Teatral Artimanha.
Mesa da Assembleia Geral
Presidente: Abílio Neves
Ilda Silva
Ana Ribeiro
Direcção
Presidente: Rui Guerreiro
Vice-Presidente: Paulo Bórgia
Secretário: Carminda Santos
Tesoureiro: Ana Guerreiro
Vogal: Óscar Silva
Conselho Fiscal
Presidente: Bruno Gomes
Joana Sousa
Lara Ramos
O relatório de contas referente ao exercício de 2008 foi aprovado pelos sócios presentes.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Teatro Artimanha encerra Festival Nacional

O Teatro Artimanha irá encerrar o Festival Nacional de Teatro de Amadores, em Povoa de Lanhoso, no dia 28 de Fevereiro. A peça será "As Guitarras de Alcacer Quibir" , prémio de cenografia na edição de 2008.