sexta-feira, 23 de março de 2007

Artimanha Convida


Sábado, dia 24 de Março, às 21h30m, no Auditório Municipal em Pinhal Novo "sobe o pano".

O Teatro Experimental de Mortágua apresenta a peça "O Broche"

quinta-feira, 15 de março de 2007

Exercicio final


É já nos dias 17, 18 e 19 de Março, no Instituto Superior Técnico em Lisboa, que é apresentado o exercicio final do Curso de Expressão Dramática do G.T.I.S.T.
O curso foi ministrado pelo actor Gonçalo Amorim e um dos alunos é o nosso artimanhoso Oscar Silva.

quinta-feira, 8 de março de 2007

Que fazer com este espaço?


Caros amigos, o Artimanha tem a partir deste momento a utilização de parte do antigo posto da GNR.

Ainda não está decidido como vamos utilizá-lo nos próximos tempos. Será que vamos instalar a sede da Acção Teatral Artimanha, criando um espaço de convivio para todos os associados?
Estamos abertos a ideias.

sábado, 3 de março de 2007

Março: Mês do Teatro


Actividades do Artimanha neste mês de Março: Continuação dos ensaios do "Mundo Boneco", alguns ensaios de "As Guitarras de Alcacer Quibir", presença na Assembleia Geral da Anta em Taveiro (4 de Março), representação de "As Guitarras de Alcacer Quibir" (Dia 9 de Março, 21h30m, Cine Teatro S.João em Palmela.

É neste mês que começa a nossa programação "Artimanha Convida", sessões de teatro com grupos convidados.

Dia 17 de Março, 21h30m, Auditório da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo peça "CANCRO" (imagem acima).
*
Dia 24 de Março, 21h30m, Auditório Municipal de Pinhal Novo
Numa adaptação e encenação de Manuel Ramos Costa, do texto “Hotel Sarilhos”, o Teatro Experimental de Mortágua leva à cena o seu novo trabalho que tem como título “O BROCHE”, uma comédia em dois actos e com uma duração de 80 minutos.Venha ao teatro e divirta-se com uma comédia ligeira muito ao gosto popular, com o objectivo muito claro de divertir, e como qualquer outra comédia também esta decorre de alguns equívocos e busca nos trocadilhos os picos da sua graça, à medida que a sua história avança de surpresa em surpresa.Toni Nobre é o Batista (recepcionista do Hotel), a Rosa (criada) é a Inês Matos, Anabela Jorge desempenha a figura de Viscondessa, as suas filhas Cristina e Anabela são o Micael e o Simão, o Décio Rosa faz o “azeiteiro abastado” de seu nome Epaminondas, Hugo Melo é o Pedro Magriço o “escritor de meia tigela”, São Garcia é a Verónica “a destruidora de corações”, o “dono do Hotel Sarilhos” – Vicente Cabral é desempenhado pelo José Carlos, e a filha de Vicente Cabral – Patrícia é a Patrícia Gomes, e finalmente o Gatuno (também falso Padre e Detective) é o Renato Fernandes. A luz e o som estarão a cargo do António João.
*
Curiosidade: Está por dias a chegada do texto de uma peça representada em Pinhal Novo pelo grupo existente na altura dos anos 30. Veremos se será uma das próximas produções do Artimanha. Um dos nossos actuais elementos (Bruno Gomes) é familiar de um membro desse grupo (de 1932?).

quinta-feira, 1 de março de 2007

Estreia a 20 de Abril - Mundo Boneco







… O mundo não é mundo, é um quarto. Se há vários quartos há então vários mundos, e este é o nosso mundo…





De uma ideia de Óscar Silva nasceu a obra ¿Mundo Boneco¡, uma peça convencional que posteriormente foi adaptada por Bruno Gomes e Óscar Silva.



Relata a vida de dois bonecos através de uma projecção em tudo o que é o humano, mas nunca fugindo aos bonecos que são.



…subir ao berço da criança; ser o preferido... Só assim o boneco pode realmente ganhar sentido de existência, quando sobe ao trono de Deus, é ele o rei…



Essa projecção é fundamentada pelo uso regular de metáforas ao longo do espectáculo.



A acção é toda focada no trono que é o ponto para onde segue todo o sentido de vida de boneco. Mas a certa altura as personagens criam a ilusão de que o seu verdadeiro sentido de vida é o amor que sentem um pelo outro. Para os fazer despertar de um sentimento que é impossível, uma velha desequilibrada mas sábia ensina-lhes que os bonecos não amam, e só o podem fazer noutro mundo: o Teatro. A partir daqui são tomadas decisões ilusórias, ou não, que alteram todo o sentido da peça.



… Imaginar que uma caixa de música pode ser um poço onde são reciclados os sonhos e posteriormente embrulhados de transparente para serem oferecidos a alguém invisível daí…




Ficha técnica:

Actores:
Carla Joana;
Gonçalo Faria;
Inês Santos;
Óscar Silva.

Encenação e Dramaturgia:
Óscar Silva;
Bruno Gomes.

Autor:
Óscar Silva;

Técnica:
Carlos Miguel

Cenografia:
Laurentino Gonçalves
Óscar Silva








Desenho de Luzes


Rui Rodrigues

Agradecimentos especiais:
Ana Guerreio;
Luís Amaro;
Rui Guerreiro


Artimanha no Cine-Teatro S. João ( Palmela )


No próximo dia 9 de Março, pelas 21:30, o Teatro Artimanha apresenta a peça "As Guitarras de Alcácer Quibir", em Palmela, no Cine-Teatro S. João.